27 junho 2008

SIMPLICIDADE

O que as pessoas dizem de uma pessoa rica quando gostam dela? "Ele é cheio da grana mas é super simpes". Simples? Que espécie de elogio é esse? Três coisas são melhores quando são simples: Uma teoria científica, a interface de um software de computador e a constituição de um país. Pessoas simples são chatas, até mesmo porque um animal de estimação faz tudo o que uma pessoa simples faz com a vantagem de não tentar te ensinar uma lição positiva de algum livro de auto-ajuda no final.

Se você tem mais dinheiro e conseqüentemente mais privacidade e mais tempo livre na vida a última coisa que se espera de você é simplicidade. Passamos a vida no trabalho usando o restinho do que sobra das nossas vidas pra tentar por um pouquinho de ordem no nosso sofrido yin-yang pessoal praticamente em vão já que tudo o que sobra depois de 40 horas de labuta semanais é um puta de um cansaço e vontade de não pensar em nada. Essa é a razão pra alguem ser uma "pessoa-simples". É como viver num mundo em que todo mundo toma dez chicotadas por dia e se orgulhar quando se consegue levar uma décima primeira!

Bom, claro que simplicidade costuma vir como idéia antagônica à arrogância, mas pensem em como é difícil ser excêntrico num mundo nesse grau de monotonia? Se você não se defende com um pouquinho de arrogância, as pessoas o tomam como idiota, elas podem ridicularizar você, ou pior, podem queimá-lo numa fogueira, jogar pedras em você, proibir suas filhas de entrarem no seu carro, etc. Varia de época pra época, mas a idéia é a mesma: você sai da linha e eles lhe pregam num pedaço de madeira. Há casos em que criam uma religião em sua homenagem depois disso dizendo o quanto se arrependem eternamente do que fizeram (e pedindo pra ganhar na mega-sena logo em seguida, naturalmente).

Pois é, gente, pro diabo com a simplicidade! Pensem que jamais existiria um Batman se o Bruce Wayne tivesse escolhido ser uma pessoa simples. Tentem compreender a arrogância, mas não sem antes se certificar que o arrogante em questão é digno de tal postura. Fazendeiros analfabetos com grandes contas bancárias ainda merecem ser apedrejados e/ou queimados na fogueira, só tentem não fazer religiões pra eles no caso de sentirem a necessidade de pregá-los a pedaços de madeira, senão vamos ter que passar por tudo isso de novo!

Um comentário:

Anônimo disse...

Nossa amigo...
Posso imaginar tanta inspiração...
Nota 1000... pra vc...