26 outubro 2006

DIVAGAÇÃO CAFONA (não é engraçado)

Faz mais ou menos um mês que a minha cachorra ficou cega. Ela é um cocker spaniel e cockers costumam ter problemas de visão quando chegam em idade avançada por causa do excesso de pele que fica flácida e vai se dobrando sobre os olhos, irritando-os repetidamente. A questão é que depois da Tica ficar cega, não posso mais confiar em deixá-la sair sozinha, pra ela ir passear, preciso ir junto.

Nesses últimos dias o tempo nublado foi quase tudo o que se conseguiu do clima na minha cidade, o que por sinal me deixa bastante de mau humor.

Minha mãe me pediu várias vezes então pra que eu levasse a Tica pra passear, mas o tempo nublado e seu correlato psíquico no meu humor geral impediram que tal pedido fosse atendido.

Foi então que eu parei pra pensar: minha cachorra é cega. Exceto pelos momentos em que está chovendo, não existe tempo ruim pra ela. Ou então não existe tempo bom. O clima em si torna-se subjetivo. Se vai fazer tempo nublado ou se vai fazer sol, se será um dia tempestuoso ou um lindo dia, tudo depende do que passa em sua cabeça.

Pra nós não é muito diferente, na medida em que nos distanciamos da realidade objetiva, da realidade prática dos acontecimentos físicos, mais nos aproximamos de nós mesmos e mais estamos sujeitos às variações do nosso clima interno, da nossa meteorologia psíquica. Alguns constróem grandes abrigos por fora e se preparam pra quase tudo o que a natureza possa nos reservar, mas não necessariamente se preparam para as grandes tempestades da alma. Pessoas como eu dormem ao relento mas se preparam para verdadeiros furacões interiores. Não é dizer, é claro, que isso seja o jeito certo de se agir. Não existe um jeito certo. Tudo traz suas conseqüencias boas e ruins.

E pensar que eu poderia ter levado a Tica pra passear em vez de escrever esse texto.

Talvez eu possa fazer as duas coisas. Não sejamos tão radicais, não é mesmo?


P.S.: eu falei que não era engraçado, mas ninguém me leva a sério!

6 comentários:

Anônimo disse...

"living is easy with your eyes closed" tá em strawberry fields forever. Lennon e Mcartney concordariam.

Anônimo disse...

Quem disse que tudo que se posta num blog tem que ser engraçado? Isso me fez refletir sobre a vida e tudo o que disse eh completamente verdadeiro... todos nós aprendemos a nos defender, construindo casas cada dia mais "impenetráveis" com fio de alta tensão, alarme, mas e quanto a nossa psiquê, nossa alma?? Vivemos talvez bem pior que muitas pessoas por ae que são preparadas psicologicamente pra viver, com famílias estruturadas e tal =(... mas o q importa é que vc escreveu!!! =D soh nao sabia q a Tica (ou seria a Titica??) tinha perdido a visão... talvez seja melhor assim pra ela não ver as atrocidades mundanas...

Suco de Cérebro disse...

putz
dá uma puta dó
meu camarada tem uma cadela da mesma raça cega tb
e qto ao seu comentário..
quem me dera ser tão legal:
um crente viciado em filme gore.

Anônimo disse...

vc se eskece q os caninos tem como prinicpal sentido o olfato é não a visão como os humanos, eles tb tem audição mto melhor q a ajuda mto e não o tato q coloca os humanos em várias frias, tipo queimaduras, esmagamentos, etc.,...
bem msm cega ela ainda tem noção do q se passa a sua volta reconhece vozes e cheiros...

Anônimo disse...

Completando o comentário da Lee que ia ser o meu "misunderstanding all you see"

Lennon & McCartney eram demais.

Então, posso rir agora? Não?

Anônimo disse...

Minha cachorra está com problema no coração. E no fígado tb. Acho q ela nunca mais vai poder beber.
Tadinha.

P.s.: Tb não é pra rir, pq é sério. Ela tem tomado quatro injeções por dia.... =/